Prezado (a) associado (a),

Na Semana Mundial do Meio Ambiente (1 a 5 de junho), a ASPAS ajuizou Ação Civil Pública, na Justiça Federal, contra a Agência Nacional de Mineração, o Estado de Minas Gerais e a mineradora Vale.Na ACP, pedimos liminar de paralisação das minas Mar Azul, Tamanduá e Capão Xavier e sentença de fechamento das mesmas.

Pedimos, ainda, que a VALE e o ESTADO sejam condenados a indenizar todas as pessoas da região de Macacos que tiverem sofrido contaminação por metais pesados existentes na água do ribeirão Macacos.

Alegamos que as minas não poderiam ter sido instaladas nas bacias de Fechos, Tamanduá e Macacos, por serem mananciais de abastecimento público da Região Metropolitana de BH.

Como foram instaladas em local proibido e prejudicaram a qualidade da água dos mananciais, as minas devem ser fechadas.

Assim, a ASPAS assumiu posição de protagonismo na defesa do abastecimento público da RMBH e da saúde pública da região de Macacos.

Essa atitude firme é uma resposta à omissão do ESTADO e ao descaso da VALE com a região.

Entendemos que, na situação atual, a água e as pessoas devem ser colocadas no seu devido lugar de respeito e importância.

A ACP foi ajuizada para ser um foco estratégico de união da região de Macacos e da RMBH em torno da defesa da fonte da vida: a ÁGUA.

Contamos com o apoio e união de todas as pessoas de Pasárgada para o fortalecimento dessa causa.

Queremos que Macacos volte a ser a Região das Águas Claras.

Para conhecer o conteúdo integral da ACP clique no botão:

BAIXE O PDF

 

Atenciosamente,
ASPAS – Associação dos Proprietários de Pasárgada